Pesquisador de fezes de baleia
“É surpreendente o quanto podemos aprender sobre uma baleia a partir de suas fezes”, diz Rosalind Rolland, pesquisadora no New England Aquarium de Boston, especializada na pesquisa de dejetos de baleias, na qual é uma das pioneiras. Em seu trabalho, é acompanhada por cães farejadores, que conseguem descobrir o excremento boiando a meio quilômetro de distância.
Um outro pesquisador, Nick Gales, foi o primeiro a filmar o que se acredita ser a flatulência de uma baleia (como o acontecimento se dá debaixo d’água, é possível ver a bolha que ele gera). “O cheiro é muito ruim”, diz.
Examinador antidoping
Quando seu trabalho é testar drogas nos maiores atletas do mundo, não há como ganhar. Dúzias de funcionários realizam exames de urina em xícaras aproximadamente 4.000 vezes em 21 dias a cada Olimpíada. Se pegarem um atleta fraudulento, irritam uma nação inteira. Se não encontram uma trapaça que depois aparece como positiva, são acusados de incompetência.
Esterilizador de elefantes
Um testículo de elefante tem mais de 20 cm de diâmetro, fica protegido por duas polegadas de pele e dez de músculo. Por isso, o equipamento usado para esterilizar um desses animais é pesado e de difícil manejo, especialmente porque os bichos não ficam muito felizes com o tipo de operação que realizam neles.
MASTURBADOR DE ANIMAIS
Os pesquisadores que querem esperma de animais para estudos de fertilidade ou para a inseminação artificial têm um conjunto de opções atraentes: Podem introduzir uma sonda elétrica no reto do animal e emitir um empurrão artificial na vagina do animal, ou, simplesmente, fazê-lo da maneira antiga, com estimulação manual. A primeira opção, eletroejaculação, utiliza uma sonda retal para enviar energia elétrica através de pulsos das regiões inferiores do animal. "Todos os sinais normais excitatórios que estimulam a ejaculação, como tato, visão, audição e olfato, podem ser substituídos com a corrente da sonda", diz Trish Berger, professor de ciência animal da Universidade da Califórnia. Eletroejaculação geralmente requer anestesiar o animal e é geralmente usada em animais que vivem no jardim zoológico. Os outros dois métodos, a vagina artificial, ou AV, não exigem que os animais sejam judiados para este procedimento. O AV-um grande tubo de látex revestido com lubrificante quente é usado principalmente para obter espermatozóides de touros (considerado o mais rude e perigoso dos bovinos). O touro fica louco quando o técnico corajoso coloca o AV na mão, insinua-se entre as duas bolas e habilmente redireciona o pênis do touro para a genitália falsa, que ele deve, então, segurar firme enquanto o touro tem seu orgasmo (éca). Eles têm três técnicos adicionais para garantir que a tentativa de enganar o touro funcione. Infelizmente, nem sempre isso é absolutamente eficaz: Todo aquele que maneja um AV teve pelo menos uma ida para o hospital.
LIMPADOR DE ESGOTOS
Ramesh Sahu trabalha no departamento de saneamento de Calcutá, limpando os esgotos da cidade. Em uma base regular, Rakesh senta em um banco baixinho, no fundo de um bueiro com sete metros de profundidade, separando dejetos humanos dos sedimentos. Equipado com uma enxada e uma barra de aço, e vestindo apenas uma cueca, Rakesh esvazia a lama preta grossa de um esgoto entupido em um balde que seus companheiros despejam no meio da rua, onde eles vão fazendo pequenos montes de sujeira. Ele tem 27 anos, uma esposa, três filhas e uma renda mensal de cerca de 100 dólares. E você ainda reclama da vida? Tsc tsc...
PESQUISADOR DO MOSQUITO DA MALÁRIA
Cientistas de combate a malária devem estudar os hábitos do mosquito que a espalha. Aqui no Brasil, esse é o Anopheles Darlingi, que não são atraídos pras armadilhas como a luz ou pelo vento como os pesquisadores africanos costumam fazer. Aqui os pesquisadores se oferecem como isca. No início da noite, quando a atividade do mosquito é maior, um pesquisador encontra uma área agradável e se enfia dentro de uma tenda com uma abertura na parte inferior. Os mosquitos voam baixo e ficam presos lá dentro. O investigador veterano Helge Zieler vira isca duas vezes por semana. Em sua melhor noite, ele pegou 500 Anopheles em 3 horas. Enquanto isso, naturalmente, os mosquitosdevoram seu corpo inteiro-um total de cerca de 3.000 mordidas, ou uma média de 17 por minuto. "Não é tão ruim", diz ele, explicando que o ruim das picadas é a coceira que é imediata, mas que desaparece naturalmente em poucos minutos.
LIMPADOR DE BANHEIROS PÚBLICO PORTÁTIL
Este trabalho é uma espécie de combinação de catador de lixo e gastroenterologista, e sem dúvida é mais nojento do que os dois juntos. Embora a maioria das pessoas evite situações em que elas precisam usar um banheiro portátil, essas casinhas podem salvar-vidas. Mas poderia ser pior sem as pessoas que limpam estes... banheiros. Usando um balde, um aparelho a vácuo e produtos de limpeza, eles devem aspirar todos os resíduos. Depois de catar todo pedacinho de papel higiênico, eles devem também lavar todo lugar que poderia eventualmente estar sujo, incluindo as paredes. Pelo menos em alguns lugares eles disponibilizam uma mangueira de alta pressão para ajudar. Normalmente, a limpeza de um banheiro portátil leva apenas alguns minutos, e a maioria dos trabalhadores limpam de 10 a 60 deles por dia. Isso tudo para ganhar 50.000 dólares por ano.
CHEIRADOR PROFISSIONAL DE PEIDO
Os cheiradores profissionais são comuns nos laboratórios de empresas de enxaguante bucal, onde se lançam rajadas de ar com mau hálito no rosto dos cheiradores para testar a eficácia do produto. Mas Michael Levitt, gastroenterologista de Minneapolis recentemente levou a tarefa para um outro nível, ou melhor, para o outro extremo. Levitt paga duas almas corajosas para cheirar repetidamente os odores de peidos de outras pessoas. (Levitt recusa-se a divulgar a remuneração, mas pra mim sempre será um valor insuficiente perto do que eles devem passar.) Dezesseis indivíduos saudáveis, ofereceram-se para comer feijão e inserir pequenos tubos de plástico em seu ânus. Depois de cada episódio de flatulência, Levitt recolhe as amostras do gases em alguns recipientes. Os cheiradores então sentam-se com pelo menos 100 amostras, abrem as tampas uma de cada vez e começam a cheirar. Isso tudo para eles poderem avaliar o quão nocivo é o cheiro. As amostras também foram analisadas quimicamente e...Eureka!-Levitt descobriu definitivamente o componente mais fedido do peido: o sulfureto de hidrogénio. Parabéns para ele!!!