quinta-feira, 1 de setembro de 2011

DICAS: Oportunidades de cursar Ensino Superior


FIES
Criado em 1999, o Programa de Financiamento Estudantil fornece bolsa de estudos de graduação no Ensino Superior daqueles alunos não podem bancar os custos de sua formação e estejam matriculados em instituições privadas com cadastro no Programa e com avaliação positiva nos processos do MEC.
Em 2005, o FIES passou a oferecer bolsas de estudo também a estudantes aprovados pelo Prouni e pagam 50% .
Apenas em 2006 foram quase 450 mil estudantes que receberam este tipo de bolsas de estudos do Prouni.

CNPq
Outra forma de bolsa de estudos oferecida é a prestação de serviços do aluno para a universidade, como trabalhar em algum setor dentro do campus. Dirigir o estudo para pesquisas científicas também pode render bolsas de estudo como as oferecidas pelo CNPq (Conselho Nacional de Conhecimento Científico e Tecnológico).

A bolsa de estudos da CAPES também é voltada para o desenvolvimento científico, mas é oferecida apenas para alunos de pós-graduação.
Bolsas nas universidades particulares
Digamos que você não tenha conseguido nenhum dos recursos citados acima. Universidades e faculdades de todo o país oferecem bolsas de estudo para mais da metade de seus alunos em forma de descontos para conter a inadimplência.
Existem, nestas empresas, vários tipos de desconto nas mensalidades: Bolsa-idade, bolsa-mérito (notas boas),bolsa para funcionários e parceiros, financiamentos próprios, etc.
Já na matrícula as instituições avaliam qual a faixa salarial da família do aluno e o direcionam para as melhores bolsas de estudos para aquele caso. Eles fazem qualquer negócio para manter o aluno. Inclusive notas boas no vestibular podem render bolsas de estudo.
Bolsas de estudos Restituíveis e Financiamento Estudantil
Este é o seu último recurso, mas mesmo assim muitas pessoas o utilizam. Consistem em um empréstimo que pode ser feito por um banco (procure o seu gerente) ou pela própria instituição de ensino. Se a Bolsa de estudo é total ou parcial, isso dependerá dos critérios da instituição que fornece. Em todos os casos o pagamento começa a ser feito poucos anos após o término do curso, mês a mês. No caso das bolsas de estudos oferecidas pelas universidades, estas costumam serem concedidas a alunos com melhor rendimento em notas, presença, participação, etc.
Em um destes critérios você certamente vai se encaixar. Do contrário significa que está sobrando dinheiro no seu bolso e você pode pagar sem pestanejar. Como você pôde comprovar, hoje no Brasil, só não faz faculdade grátis quem não quer.
Como conseguir uma bolsa de estudos
Uma bolsa de estudos e dada geralmente para pessoas que não tem condições financeiras para arcar com os custos da mensalidade de uma universidade. Atualmente a melhor maneira de conseguir uma bolsa de estudos é pelo Pro uni.
O pro uni é um programa do governo que visa conceder bolsas de estudos parciais ou integrais para estudantes de baixa renda.
Para conseguir uma bolsa do Pro uni é preciso fazer o Enem (exame nacional do ensino médio)
Cada faculdade tem seu método para conseguir uma bolsa de estudos.

Bolsa de estudo UNIMEP (UNIVERSIDADE METODISTA)
 Estas modalidades visam atender alunos que demonstrem:
- dificuldade financeira (permanente ou momentânea);
- bom desempenho acadêmico;
- disponibilidade e interesse em desenvolver atividade na Instituição.
Para se candidatar a uma vaga pelo pro uni é preciso ter feito 400 pontos no Enem e ter renda de ate três salários mínimos a ter cursado o Ensino médio em escola publica ou em instituição privada como bolsista.

Há possibilidade de conseguir uma bolsa - auxilio alem da bolsa do pro uni para conseguir me manter na faculdade?
A Bolsa Permanência é uma bolsa de R$ 300 mensais concedida a bolsistas integrais pelo Pro Uni matriculados em cursos presenciais com carga horária mínima de 6 horas-aula por dia e de 6 semestres de duração.

Se caso sua renda aumenta seu risco de perder a bolsa é muito grande cada caso é avaliado pelo MEC. Se você estender o prazo do curso você poderá perder a bolsa de estudo, pois ela só vale o período regular do curso.
Hoje em dia não e fácil conseguir uma bolsa de estudos, pois e através de um processo seletivo onde não passara quem tiver sorte mais sim quem tiver estudado, ou seja, os que se saírem melhor na prova. Ou ate mesmo se for para ganhar um desconto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário