quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Médico Legista


O médico legista atua na questão legal para auxiliar a justiça aplica conceitos técnicos-cientificos da medicina às causas legais e jurídicas, sendo responsável por fazer exame de corpo de delito em vitimas vivas ou mortas. Elaboram laudos que permitem analisar fatos ocorridos durante o crime as armas utilizadas da causa da morte, tendo um papel muito importante pois auxilia na investigação de cada caso.
Para ser um médico legista é necessário dominar conceitos de medicina tendo que se graduar em medicina curso que dura seis anos, na qual precisando dominar conceitos de medicina, direito, química, biologia, sociologia, balística e entre outros.
Nessa área o que predomina em todos os momentos em um médico legista é a responsabilidade, o raciocínio lógico, metodologia, capacidade de observação, visão abstrata, capacidade de interagir com os fatos, capacidade de concentração, agilidade sendo os principais. As atividades que o médico legista irá realizar serão exames de corpo de delito em vitimas tanto vivas quanto morta, se estiver viva utiliza ferramentas para identificar o caso e se estiver morta já usa outras ferramentas para analisar o caso ocorrido, apresenta laudos ás autoridades competentes que a partir daí é que podem trabalhar com esses resultados.
Sendo uma linda profissão valendo muito a pena investir e seguir essa carreira se realmente a pessoa gosta, pois saber que seu trabalho pode dar pistas importantes esclarecendo crimes, mesmo que a responsabilidade é grande, pois um laudo errado pode acusar um inocente sendo assim é preciso realizar uma boa estrutura de trabalho, onde seu salário inicial é de 2.250 entre 2.500. Após dez anos de atuação pode ser entre 5 mil e 6 mil reais para quem alcança o topo da carreira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário